quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A força das águas


No Brasil, mais da metade da energia elétrica gerada e consumida é proveniente das Usinas Hidrelétricas. Isso pode ser explicado pela grande quantidade de rios que podem ser utilizados para a geração de energia elétrica – rios com elevado volume de água e desníveis em seu curso – e pelo relevo de planalto.



Por dentro do assunto:

A água, armazenada no reservatório, é liberada para o duto após a Porta de Controle ser aberta.  Essa água é direcionada às turbinas, onde ocorrerá a transformação de Energia Potencial em Mecânica. Essa Energia Mecânica será captada pelo gerador, posteriormente transformada em Energia Elétrica, e, finalmente, trasmitida para as cidades através das Linhas de Transmissão de Energia. 





A Hidreletricidade tem como vantagens o fato de ser uma energia renovável e não poluente, sendo considerada energia “limpa”; A disponibilidade de águas devido ao ciclo da água, sendo assim considerada “inesgotável”,e o baixo custo operacional . 

Você sabia?

pode acarretar em alguns impactos, como a interferência na Piracema – período de desova dos peixes – uma vez que os impossibilitam de migrar, afetando a reprodução. Outras consequências são a possibilidade de alagamentos - impedindo o crescimento da população ribeirinha -, a interferência no curso dos rios e a indisponibilização de terras férteis. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário