sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Energia limpa: Biomassa!


                                                   
A biomassa, muito discutida atualmente, é um material constituído principalmente de substâncias orgânicas (animais e vegetais) sendo assim uma fonte energética renovável.



Por dentro do assunto:

Biocombustíveis:

1-Etanol (Álcool etílico)
É produzido por fermentação a partir da cana de açúcar (Brasil), Milho (EUA e México), Soja, dentre outros.
O alto índice de octanagem (poder de resistência à compressão da mistura ar e vapor de combustível dentro do motor.), a grande quantidade de energia liberada e o preço acessível são três das diversas vantagens de sua utilização



Você sabia?

Obtenção do etanol a partir da cana de açúcar(No caso do Brasil)

-O caldo da cana (Garapa) depois de separado dos resíduos por filtração, sofre purificação.

-Em grandes dornas, o caldo recebe o levedo, onde vai acontecer a fermentação pela ação de bactérias e fungos.

-O caldo, já chamado de mosto, recebe uma mistura de leite de levedura, ácido sulfúrico (H2SO4) e água, transformando o açúcar em álcool.
- A Centrifugação é feita logo depois, onde o fermento e mostro são separados.

-Para finalizar, ocorre a destilação onde o ‘’vinho’’ é aquecido e condensado formando produtos secundários: álcool cru, etílico hidratado, álcool fino etc. seguindo para a comercialização.

-O bagaço que é separado do caldo da cana pode ser aproveitado pela própria indústria para a geração de energia da mesma.



A decomposição da biomassa libera co2, que logo depois é transformado em hidrocarboneto através da fotossíntese realizada pelas plantas. Com o devido controle, a agressão ao meio ambiente se torna bem menor comprando-se com as atuais fontes energéticas como o carvão e o petróleo que ameaça de forma preocupante a vida na Terra.



Algumas vantagens:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes




A questão do lixo (metano - CH4):


   O lixo quando exposto aos aterros sanitários, ao passar do tempo, libera o gás metano (21 vezes mais poluente que o CO2). Tendo conhecimento do seu alto grau de poluição, em 2005, o Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) começou a fazer pesquisas e estudos para a transformação desse gás em energia elétrica.
   



      O aterro de Caieiras foi escolhido para tal experiência, tendo, atualmente, 99% do gás aproveitado.

   Com o protocolo de Kyoto que determinou que cada país tem uma cota máxima de emissão de gases, muitos países que ultrapassam compram créditos de países com emissão baixa. No Brasil, No caso do Aterro de Caieiros, quando o grupo começou a implantar a planta, os locais venderam créditos de carbono de 200 milhões de toneladas para esses países.

   Como funciona: No aterro, existem pontos individuais de captação do CH4 que são ligados a uma única tubulação transportadora de gás. Esta é ligada a um aparelho que capta o metano, que depois vai ser direcionado para a queima no flare (cilindro que vai transformar o CH4 em CO2). 

Flare




Nenhum comentário:

Postar um comentário